quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Rede Wireless

Explicando de maneira mais precisa, a wireless e uma rede que caracteriza qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos conectados por tecnologia de rádio através do ar. Pela extrema facilidade de instalação e uso, as redes sem fio estão crescendo cada vez mais.
Dentro deste modelo de comunicação, enquadram-se várias tecnologias, como Hi-fi, Nitrares (infravermelho), Bluetooth e Wi-Max.
O controle remoto de televisão ou aparelho de som e telefone e necessário instalá-lo em cada máquina conectada partindo do princípio de que a voz não utiliza cabos para chegar até o receptor da mensagem.

Nesta categoria de redes, há vários tipos de redes que são: WLAN, (Redes Locais), WWAN (Redes de Longa Distância ) e Fio ou WPAN (Wireless Personal Área Network) todas elas sem fio.

Como funcionam?
Estas redes funcionam através da utilização de portadoras de rádio ou infravermelho, as WLAN estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas electromagnéticas.

Segurança da Wireless
O objectivo principal e implementar o nível correcto e desejado se for o único ou ultimo disponível não garante, dependendo de sua configuração, que a segurança será eficiente. É preciso entender, avaliar bem as alternativas e então decidir-se de acordo com sua experiência e as características disponíveis nos produtos que vai utilizar, objectivando também o melhor custo.
A segurança wireless é um trabalho em andamento, com padrões em evolução.
Com tempo e acesso suficientes, um hacker persistente provavelmente conseguirá invadir o sistema wireless, por isso podemos tomar algumas atitudes para dificultar ao máximo o possível trabalho do intruso nas variantes de conotação maléfica da palavra.


Classificação de outros tipos de rede Wireless

Temos mais mas a mais conhecida e WMAN – (Redes Metropolitanas )Sem Fio.
Os MAN (Metropolitana Área Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.
Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica).

Termino por dizer que com o decorrer dos anos as tecnologias são cada vez mais alteradas e de fácil adaptação e proveito para o seu usuário.

Maria do Céu Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário